domingo, 26 de agosto de 2012

Ufo no Interior do Cerro do Baú



A alguns dias atrás  o companheiro  Jonas Froemming publicou em seu Facebook fotos feitas na localidade do Cerro do Baú. Numa sequencia de três fotos aparece em uma delas algo que a princípio foi entendido pelo senhor Jonas como sendo um UFO. No momento em que bateu as fotos, Jonas não percebeu ou viu nada em absoluto.

Assim que postou a fotos me pediu para fazer numa análise. Logo eu coloquei que poderia ser um inseto pois o objeto em questão estava fora de foco, algo que acontece apenas com os objetos que estão muito próximos da câmera
Para uma análise mais contundente é necessário  foto original, mas mesmo assim, observando a foto que está no face já deu para concluir isso. Todos os objetos estavam em foco, até os longínquos cumes das montanhas do vale. Apenas o "ufo" estava fora de foco.
Jonas usou a Câmera CANON EOS Rebel T4I e afirmou que não poderia ser uma sujeira na lente  pois ele mesmo havia limpado como de costume  as lentes da máquina.
Mesmo com as minhas conclusões e teorias já formadas, resolvi passar a foto ao nosso colega Toni Inajar também consultor da Revista UFO e que trabalha na Polícia Científica  com a ciência Forense. Vejam a suas conclusões frente ao material:

Olá, novamente, Rafael / Bala!
Conforme prometido, e em atenção ao primeiro artigo  da Lei Escoteira, estou te enviando algumas imagens em anexo.
Complemento o que já disse no outro e-mail com o seguinte:
Quando se edita uma imagem (ampliação, contraste, luminosidade, etc), o software faz uma interpolação de pixels, ou seja, ele faz uma somatória da cor, luminosodade etc e tal dos pixels adjacentes e vai colorindo e ajeitando, conforme seus próprios cálculos.
Por causa disto, quando não se tem determinados cuidados, podem aparecer "aberrações" cromáticas ou de luz e sombra ou de contraste, que podem modificar muito a forma original de objetos pequenos.
Assim, se você comparar a forma que teus colegas obtveram, com a forma que obtive nas ampliações simples (pixels originais ampliados, mas sem aplicar interpolação) e mesmo com as que fiz interpolação, você verá que não tem nada parecido com as ampliações que eles fizeram. (Usei somente o Photoshop)
O formato que obtiveram foi um falseamento da imagem causado pelo software de edição de imagem utilizado.
Abraço
Toni 





Apesar da testemunha ser uma pessoa idônea  e desinteressada no assunto de fakes ufológicos , infelizmente a foto pode não passar apenas de mais um engano fotográfico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário