sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A última fronteira intocada - missão russa chega ao profundo desconhecido


Pessoal,

Nosso planeta é, mesmo, surpreendente, cheio de mistérios e revelações. E com fronteiras que ainda estão sendo atingidas, como é o caso do Lago Vostok, na Antártica. Suas águas estão cobertas por uma camada de quatro quilômetros de gelo. Suspeita-se que o manancial está isolado há pelo menos 14 milhões de anos, ou seja, é uma cápsula do tempo, que pode guardar informações preciosas sobre o desenvolvimento da vida, revelando elementos e espécies completamente inexistentes na atualidade.

Os cientistas russos apostam que “será um excelente material natural para desenvolver tecnologias, resolver problemas de engenharia e conduzir experimentos voltados para a busca de vida em outros planetas do Sistema Solar.”

E o Vostok não é um laguinho: “tem 20 mil quilômetros quadrados de área e uma profundidade de 740 metros de água líquida”. Um “senhor lago” escondido dos humanos. Não fosse a imensa curiosidade e tecnologia desenvolvida por esses mamíferos bípedes, sobrevivendo na superfície terrestre, talvez o “lago-cápsula” ficasse para sempre assim intocado.

Estima-se que existam, como o Vostok, 150 lagos chamados de “subglaciais”. O glaciologista Igor Zotikov foi o primeiro a propor a existência desse mananciais.

A ciência, o pensamento e a investigação científicas têm sido os instrumentos para aprofundar a sabedoria humana e sairmos da ignorância e das superstições, como tanto e tão bem propalou o mestre Carl Sagan. Cabe-nos usar esse conhecimento e intervenção para o bem-comum, e não como meio de poder egoísta e fatal.

Abaixo seguem duas notícias sobre o assunto do lago. A primeira, que saiu hoje na imprensa (Inovação Tecnológica), e a outra, de dias atrás, com informações mais completas sobre a “missão” russa. Em anexo, uma ilustração com detalhes sobre a localização e profundidade do Vostok.

Abraços!

Iuri Azeredo



Cientistas russos atingem última fronteira intocada da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/02/2012

Lago Vostok

Aquela que era considerada a última fronteira intocada da Terra acaba de ser tocada.

Cientistas russos anunciaram ter alcançado a superfície do Lago Vostok, guardado há milhões de anos nas profundezas da Antártica, coberto por uma camada de quase 4 quilômetros de gelo.

Valery Lukin e seus colegas do instituto russo AARI (Arctic and Antarctic Research Institute) alcançaram a superfície do Lago Vostok a exatos 3.769,3 metros de profundidade.

Isto está no limite do que vinha sendo indicado por imagens de radar - os cientistas apostavam que a fronteira gelo-água estaria localizada entre 3.730 e 3.770 metros.

Uma primeira decepção ocorreu logo antes, a 3.766 metros de profundidade, quando a sonda encontrou água - mas era apenas uma "lente" de água, e não o lago propriamente dito.

Risco de contaminação

Assim que o lago foi atingido, a água subiu sob pressão por cerca de 40 metros ao longo do furo de sondam, antes de congelar, selando a abertura.

Isto é uma boa notícia em relação às preocupações com a segurança do experimento, mais exatamente com o risco de contaminação do Lago Vostok.

A proposta da equipe russa foi a única aceita, depois de ser avaliada por cientistas de todo o mundo durante mais de 10 anos, onde o principal critério era a segurança na preservação da pureza do Lago Vostok.

Novas formas de vida

O lago foi alcançado nos últimos momentos da campanha deste ano, que agora foi interrompida por causa do mau tempo.

Os cientistas voltarão à Antártica por volta do mês de Setembro, quando as condições do tempo amainarem.

Só então eles ligarão as máquinas novamente para refazer o furo e coletar as tão esperadas amostras de uma era da Terra literalmente congelada no tempo.

Há uma grande expectativa pela descoberta de novas formas de vida, sobretudo bactérias, que não existam em nenhum outro lugar da Terra.

Vários microrganismos já foram encontrados ao longo da perfuração, em várias profundidades.

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cientistas-russos-atingem-lago-vostok-antartica&id=010125120210&ebol=sim

Nenhum comentário:

Postar um comentário