domingo, 15 de agosto de 2010

FAB envia os registros de UFOs dos anos 90 para o Arquivo Nacional

A Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), através do coordenador Fernando Ramalho, informa sobre o encaminhamento da década de 90 ao seu destino, o AN


Sob um furacão midiático, causado pela publicação no Diário Oficial da União (DOU) da Portaria 551/GC3, do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, soubemos nessa sexta-feira, 13 de agosto, que mais um lote enorme de documentos ufológicos chegaram à Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG). Trata se dos registros gerados pela FAB entre os anos de 1990 e 1999.


Segundo o resumo de 68 páginas que recebemos da COREG - pois o material em si ainda está sendo digitalizado -, são quase 800 páginas de mais adrenalina, que logo estarão a disposição dos estudiosos. Elas estão divididas em dez envelopes, contendo transcrições de conversas entre pilotos e torres de controle aéreo, comunicados, relatórios de ocorrências e despachos oficiais. Há também muitos documentos oriundos da área civil, como cartas, revistas, jornais e boletins de grupos ufológicos. No entanto, o que mais chama a atenção é que temos dezenas e dezenas de questionários, com centenas de testemunhas do Fenômeno UFO.




Apesar da grande quantidade de material, ainda persiste a exclusividade de sua geração. Ao que tudo indica, da década de 1990 só foram enviadas ao Arquivo Nacional informações da Aeronáutica. Não existe, pelo menos no resumo, informação que aponte para material oriundo da Marinha ou do Exército. Isto já era previsível, tendo em vista que, nas respostas dadas pelo Ministério da Defesa a Requerimento de Informação da Câmara dos Deputados (RIC 4470/2009), solicitado pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), a Marinha diz que “não possui informações referente ao assunto”. E o Exército, apesar de, pela primeira vez, confessar que gerou documentos sobre o Caso Varginha em 1996 e 1997, informou que esses documentos estão na Justiça Militar, e não nos seus arquivos.



Essa questão dos arquivos da Marinha e do Exército será alvo de novas contestações da CBU junto ao Poder Executivo, mas o fato é que, conforme informado pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, pelo menos parte do material está seguindo para COREG dentro do prazo determinado, que é 31 de agosto de 2010. Faltam ainda as páginas oficiais da década de 2000, que certamente está sendo preparada pelo CENDOC. Um CD com todo o material deverá estar pronto na próxima segunda-feira, será adquirido pela CBU e, seu conteúdo, imediatamente disponibilizado no site da Revista UFO, como tem sido feito desde que os lotes da FAB começaram a ser enviados ao AN.
 
Saiba mais:
Catalogação de registros de ETs no Brasil é um passo importante, avalia especialista

Ufólogos comemoram decisão, mas pedem mais arquivos
Agentes do DOPs também presenciaram UFOs

Nenhum comentário:

Postar um comentário