quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

LAGOA MISTERIOSA


Uma lagoa misteriosa com supostos fenômenos paranormais tem chamado a atenção dos moradores da redondeza da comunidade Anta Gorda. A Lagoa Graciolly fica localizada a aproximadamente dois quilômetros da rodovia PR-180 em Anta Gorda.

O Jornal Integração foi até o local e também ouviu alguns depoimentos de personagens que já presenciaram algum tipo de acontecimento no local.
Uma das histórias mais recentes ocorreu em dezembro de 2008, na qual um produtor foi até a lagoa pescar. De acordo com ele, no momento estava sentado às margens da lagoa quando um objeto estranho surgiu no céu.
Estava começando a anoitecer ouvi um barulho muito forte, que parecia até uma turbina de avião. Derepente do nada o céu escureceu de vez, um objeto estranho ficou sobre a represa e rapidamente sumiu no horizonte, disse o agricultor que preferiu não divulgar o nome.

Outra história real que chama bastante atenção aconteceu com uma jovem denominada Patrícia. Que quando era pequena, acompanhada de três amigos foi brincar as margens da represa. Uma colega pulou na lagoa e começou a se afogar, na tentativa de salvar a colega Patrícia se jogou na água e também começou a se afogar. Sempre ouvíamos dizer histórias de assombrações ou Espíritos no Local. Mas o que realmente me chama a atenção é que dos quatro que estavam na represa apenas eu estou viva hoje. Coincidentemente ou não isso assusta, disse.
Outra moradora da região afirma que há poucos dias presenciou a fato diferente viu uma forte luz naquela região. Era noite e meu marido foi desligar o aviário, foi quando eu ele viu uma forte luz e veio correndo me chamar. Era uma luminosidade muito grande, que sobre lagoa Graciolly, disse.
Outros casos

Outras estranhas histórias aconteceram nas proximidades da lagoa. No dia 05 de novembro de 1997 cinco pessoas seguiam de Cafelândia para Nova Aurora quando próximos a anta gorda se depararam com uma pirâmide colorida no céu. O fato aconteceu por volta das 23h30min. Na ocasião chovia e havia muita neblina no local. Segundo o radialista Valdecir Leite, o objeto voador estava a aproximadamente 10 metros do chão. Todos os ocupantes do veículo ficaram com medo e descartaram a hipótese de parar o carro, disse.

Na década de 60 já existiam casos de estranhas bolas de fogo no local. O senhor Humberto Fávero, conta que em 1969 populares da região diziam ter avistado uma dessas bolas de fogo no meio da mata que fica as margens da lagoa. Eles diziam que os objetos entravam no meio na floresta, disse Fávero, que também testemunhou fenômeno semelhante. O ano eu não me lembro muito bem, mas faz mais de dez anos. Numa madrugada de céu estrelado uma forte luz branca veio na direção minha e da minha esposa. Isso aconteceu por volta das 04h00min, até pensamos que era um avião, mas o objeto parou sobre a gente, clareou tudo num raio de aproximadamente 150 metros e de repente sumiu sem deixar rastro. Isso assustou a todos nós principalmente a égua que saiu em disparada após o acontecido, e depois nunca mais foi à mesma, completou.

Fotos

A reportagem do Jornal Integração e Valdecir Leite (que após o fato de 1997 passou a investigar os fenômenos) foram até a misteriosa lagoa investigar se havia algo de anormal na localidade.
As fotos que ilustram a matéria foram tiradas por volta das 15h30min, até os únicos objetos encontrados no as margens da represa foram varas de pescar. Mas ao descarregar as imagens das câmeras, duas fotos chamam muito a atenção.
Numa das imagens tiradas com a câmera de Valdecir Leite um ponto luminoso dourado surgiu na fotografia. Curiosamente numa das fotos tiradas com o equipamento do jornal, um ponto semelhante também pode foi encontrado na fotografia.
As fotos foram tiradas de ângulos diferentes, e os pontos luminosos estão numa certa distância da lente. As imagens foram encaminhadas para um especialista que está analisando minuciosamente as imagens, mas até agora o que ele pode adiantar é que não é nenhuma sujeira na lente ou reflexo do sol.

Possível explicação cientifica

De acordo com especialistas do grupo de estudos de óvnis, o ponto luminoso na imagem pode ser o denominado o fogo fátuo. Um gás especial que emana de substâncias vegetais e animais em estado de decomposição, chamado "hidrogênio fosforado gasoso". Este fenômeno ocorre muito em cemitérios e pântanos. É um gás que contém fósforo e hidrogênio, por isso queima com extrema facilidade, de forma lenta e com movimentos de acordo com a intensidade do vento.



Fonte: http://www.jintegracao.com.br/



O que é o fogo Fátuo - NEUS pesquisa

Fogo-fátuo é um fenômeno que ocorre sobre a superfície de lagos, pântanos ou até mesmo em cemitérios. Quando um corpo orgânico entra em decomposição, ocorre uma liberação de gás metano (CH4). Se em algum local houver condições de concentração do metano, o gás começará a concentrar, e se o clima estiver relativamente quente, ocorrerá uma explosão espontânea.

Essa explosão resulta em uma chama azulada de 2 a 3 metros de altura com um barulho característico. Geralmente, quando uma pessoa se depara com o fogo-fátuo, se assusta e sai correndo, fazendo com que o ar se desloque, dando a impressão de que o fogo está a perseguindo.
O fogo-fátuo pode ser um causador de incêndios nas matas. O fenômeno também pode ser facilmente confundido por pessoas místicas, como algo sobrenatural. A lenda do boitatá, por exemplo, foi baseada no fenômeno, onde os índios criam que o fogo da explosão era, na verdade, um monstro.




Colaborou com essa matéria Vadecir Leite

Um comentário:

  1. Henrique Guignatti? VocÊ conheceu este babaca?
    Sinceramente eu acho ele um falso mestre, bipolar, e mau carater.
    Não me arrependo nem um pouco de te-lo denunciado a receita federal.

    ResponderExcluir