quarta-feira, 20 de maio de 2009

SACOLA, BALÃO E OUTRAS COSITAS MAIS...

Pois é, após muito debate sobre o que seria o tal UFO de domingo dia 17 de maio, cheguei a conclusão que muitas das evidências fotográficas ou de vídeo, pode prejudicar a realidade do contato de 1º grau.
Pelo método de descarte de hipóteses o pesquisador ufológico tem mais sucesso de alcançar o sucesso em sua empreitada. Assim trabalhamos aqui.
Observando atentamente, esquecendo o que os nossos próprio olhos olharam, fizemos uma análise dos fatos a respeito do UFO que observamos nos céus de Santa Cruz do Sul.
Balão - é uma hipótese razoável. Os balões metálicos dão efeitos sensacionais quando em voo num dia ensolarado. Seu reflexo pode aumentar seu tamanho para o espectador e suas formas variam, até mesmo em formatos de disco. Mas descarto essa possíbilidde devido a sua velocidade e trajetória. Nosso colega Iuri, faz uma ressalva e aposta nessa teoria. Em contrapartida a observação inícial feita por mim e a Fernanda não dá luz a essa questão dos balões. O objeto se tornou claro e nítido em seu formato discóide achatado. No vídeo (original pois esse na web está com pouca resolução) notamos que quando o objeto está em ascendência ele vira sua "cúpula" na vertical e fica em "pé". Movimento que caracteriza ser algo controlado e não dirigido a ermo pelo vento, caso dos balões. Mas ainda reservamos essa hipótese.
Sacola plástica - Definitivamente, depois de mais de vinte anos observando sacolas plásticas, balões, etc, o que observei não se parecia em nada com uma sacola. Parecia muito sólido e não mudava de forma. No início da observação o objeto estava mais próximo e podemos ver isso com clareza. Seu tamanho eu calculei em 3 a 4 metros o diâmetro através do método de comparação a outros objetos visíveis na cena. Apesar dessa hipótese ter sido averiguada em dezenas de casos de fotos e filmagens, até mesmo em observação descartamos essa também.
Satélites - Nem preciso comentar isso...mas. Bem, o satélites não sã observado neste horário (14H30), eles tem ma rota lógica e retilínea e principalmente não orbitam abaixo das nuvens.

O objeto não emitia som, parece ter a parte de baixo mais achatada, reta. Quando surgiu estava em uma altitude muito baixa, e acreditamos vir das redondezas da cidade. Algumas vezes parece pulsar. Os movimentos que nos chamaram a atenção foram em relação a sua decência em uma linha reta na vertical e sua alta velocidade com que disparou para esquerda e parou.
Ainda aguardamos informações de outras pessoas que podem nos ajudar a identificar esse objetos, ou seremos realmente obrigados a crer que uma sonda não tripulada fez manobras de reconhecimento neste domingo, sobre Santa Cruz do Sul.

Fotos:




4 comentários:

  1. Me surpreendi com a foto divulgada na matéria da Gazeta do Sul, pois ela corresponde exatamente ao UFO avistado por mim e minha noiva no ano passado. Aconteceu num domingo, uma semana após a avistagem do UFO pela família de Rio Pardinho, quando o assunto ainda estava bastante comentado. Estávamos numa parada de ônibus na metade do caminho entre SCS e Sinimbu, quando minha noiva gritou e apontou para o alto dos morros. Virei a cabeça e, de imediato, pensei ser uma estrela, mas o objeto realizou uma descida vertical, como se estivesse pousando atrás dos morros. A minha visão durou três segundos, no máximo, mas foi o que de mais próximo avistei de UFO na vida inteira.

    ResponderExcluir
  2. Moro em Alegrete, e no domingo cedo da tarde eu e meu marido tbm avistamos um objeto, o céu estava muito claro, qdo olhei pela janela vi aquele reflexo de sol forte, como se estivesse refletindo num metal, a princípio achei q fosse um avião, mas percebi q por alguns segundos não saia do lugar, as vezes o reflexo era mais forte, como se estivesse aproximando e as vezes mais fraco, ficou um tempo assim e começou a ficar fraco e sumiu.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o avistamento do Rafel, da Fernanda e outras pessoas. Devemos comemrorar isso, até!Sem dúvida alguma, se trata de um OVNI - Objeto Voado Não Identificado. Ao menos por enquanto. Nas conversas que tivemos, a hipótese mais plausível - embora sem conclusão - que nos ocorreu foi a de um balão, mas daqueles balões de gás "cromados", vendidos a crianças em festas, e que não raro se soltam e ascendem ao céu. A trajetória, subidas, declínios, voltas e outros movimentos poderiam advir de correntes e densidades de ar variadas na atmosfera, na medida que o gás impulsiona o "objeto" contra a gravidade. Acho que todo o investigador - amador ou profissional - deve manter um "saudável ceticismo" e, ao mesmo tempo, uma abertura para todas as possibilidades, incluindo as "fora do comum". Assim é que avançamos e construímos uma ufologia que evita cair em ciladas, como tão bem sabe o Rafa, sendo isso uma "linha mestra" do NEUS.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter o e-mail do Rafael Amorim, para ter mais detalhes do vídeo realizado em 17.05.2009.

    Claudeir Covo

    claudeir.covo@uol.com.br

    ResponderExcluir