terça-feira, 27 de janeiro de 2009

NOTA - sobre a carta intimidatória ao coordendor do NEUS

O Núcleo de Estudos Ufológico de Santa Cruz do Sul (NEUS), entidade dedicada a estudar, divulgar e debater a complexidade da para-ciência ufológica em seus diversos ramos e implicâncias socioculturais, vem por meio desta manifestar, através de sua equipe coordenadora, a sua preocupação com manifestações ofensivas e de intolerância violenta, ameaçadora e intimidatória feita ao seu coordenador, Sr. Rafael Amorim, concretizada através do envio de carta no último dia 26 de janeiro de 2009, entregue na caixa de correio no endereço comercial do mesmo, na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Entre as ameaças, derivadas de supostas “colocações sobre a Igreja” do estudioso Rafael Amorim no programa Conexão Ufo, coordenado pelo mesmo e apresentado todas as terças-feiras, entre 22h e 24h, na Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul (FM 105,9 MHz), destacamos a ameaça de que haverá “conseqüências ruins ao senhor e os seus”, inclusive o cometimento de atos medievais de trágica história, alertando que “Ainda se queimam bruxas em praça pública” (em pleno ano em que se comemora o Ano Internacional da Astronomia, que faz homenagem ao gênio Galileu Galilei).

O autor (ou autores) da carta também observa(m) ao Sr. Amorim que “Seu silêncio é o nosso desejo”, fazendo-lhe a recomendação autoritária de “Favor cuidar com o que diz no ar. Estaremos de olho”, assinando-se como “P.S.”.

Mesmo considerando, em princípio, tratar-se de uma brincadeira de mau gosto ou ato tresloucado sem efetividade real cometido por pessoa com fragilidades em sua saúde mental e capacidade cognitiva prejudicada, providências foram tomadas, desencadeando-se uma investigação e registro junto a órgãos da polícia do Rio Grande do Sul e brasileira, bem como um amplo comunicado à comunidade de ufólogos do Brasil e da América Latina, já que se trata de uma ameaça que pretende restringir debates e manifestações perfeitamente cabíveis, naturais e desejáveis para o progresso da humanidade, dentro de um ambiente democrático, pluralista e de direitos de liberdade de opinião garantidos pela Constituição Brasileira e reforçados por documentos internacionais assinados por nosso país.

Por último, reafirmamos que o NEUS, seus coordenadores e participantes, não se intimidarão com manifestações tão esdrúxulas, continuando sem restrições as suas atividades, incluindo reuniões de estudo, programa de rádio, encontros, fóruns, vigílias ufológicas, exposições, blog, comunidades virtuais e demais promoções já ocorridas nos três anos desde a criação do Núcleo santa-cruzense, já projetado no cenário da cultura ufológica brasileira e do Cone Sul.

Mais informações poderão ser obtidas através do blog - http://www.neusufo.blogspot.com/ -, do e-mail - ufoneus@hotmail.com -, celular (51) 9669-2550.

Agradecemos a atenção e colaboração na divulgação desta nota.

p/Equipe de Coordenação do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul – NEUS

Santa Cruz do Sul, 27 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário